
Escrito por Philip K. Dick, o livro conta a historia de Ragle Gumm, um homem que tem como “profissão” participar de um concurso semanal que um jornal local mantém, vivendo uma vida simples ao lado de sua irmã, cunhado e sobrinho. Mas ele sempre se questionou sobre a realidade que o cerca, pois para ele algumas coisas estão fora do local onde deveriam estar.
Ele começa a pensar sobre seu trabalho, que apesar de ser complexo não é uma carreira, e questiona-se sobre a realidade, pois por vezes enxerga os objetos apenas como papeis onde estão escritos os nomes das coisas. A tensão cresce quando ele encontra uma lista telefônica com números que aparentemente foram desconectados, e também uma revista que ilustra o que parece ser uma atriz muito famosa, mas que ele não conhece, após isso ele deseja sair da cidade e se reencontrar, entender quem ele realmente é.
O livro começa devagar, apresenta vagamente a maioria dos personagens com historias que poderiam ser ditas como genéricas, mas isso acaba fazendo sentido com o plot do livro. Há sempre um clima de suspense, que cresce com o passar da leitura, assim como a sensação de que varias coisas estão erradas no mundo do livro, algo que o autor faz propositalmente, a obra desperta e explora a curiosidade humana: Retrata um homem que se vê cercado por algo que não está certo e pretende descobrir, mesmo que os outros o considere um louco, e nos faz entrar nessa também.
Porém, existem varias coisas que o livro não deixa claro, vários pequenos detalhes que não são explicados, e que deixam uma sensação de incompleto, o plot romântico, apesar de não ser o foco nessa obra, merecia um pouco mais de trabalho, pois ficou superficial demais, por vários momentos a obra parecia se arrastar e o principal, o fim, que abre mais perguntas ainda e não nos dá respostas.
Apesar de tudo gostei da leitura, muito agradável e que realmente nos faz questionar a nossa realidade em um nível filosófico.
Autor: Philip K. Dick
Paginas:272
Editora: Suma
ISBN: 9788556510662
Siga-me em minhas redes sociais:
Instagram – lyncon_mo
Twitter- @lyncon_mo
Encontre meus livros aqui: Loja amazon ou Loja Kobo
Um comentário em “A critica: Tempo desconjuntado”